segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Biscoitos decorados - segundo teste

Biscoitinhos no formato de chocalho,
mamadeira e patinho. Lembrancinha para a maternidade!

Biscoitos no formato de vestido e bolo.
Bem versáteis, a decoração pode inclusive
ter algum tema.


Enquanto meus cortadores de natal não chegam, vou treinando com os cortadores que tenho aqui em casa. Fiz a massa amanteigada, e os formatos de vestido, bolo, patinho, mamadeira e chocalho. Dessa vez eu estou achando o resultado condizente com minha expectativa. E ainda faltam os macacõezinhos (body) que vou fazer um desenhinho com caneta colorida comestível. Depois posto as fotos!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cobertura de cheesecake de limão



Eu não andava satisfeita com a cobertura do cupcake de limão, e buscando diferentes opções, achei essa receita no blog Chocolatria. Já no primeiro teste achei super fácil de fazer, além de gostar do sabor; mas tive um pouco de dificuldade na hora de confeitar: esfarelei os biscoitos com a mão e os pedaços ficaram grandinhos. Com isso o bico entupia toda hora. Foi uó... Na segunda tentativa fui precavida e usei um bico maior, além de quebrar bastante os biscoitos. O resultado foi esse aí da foto. O que acharam?

A receita do cupcake nós já vimos, está aqui.
Vamos à receita:

Cobertura de cheesecake de limão
Rendimento: cobri 20 mini cupcakes

Ingredientes
200 g de chocolate branco
60 g de cream cheese
15 g de suco de limão
4 biscoitos tipo maizena esfarelados (você pode bater no liquidificador, amassar com uma colher de pau, ou com a mão mesmo. Mas cuidado para os pedaços não ficarem muito grandes e entupir o bico!)
raspas de limão para decorar

Modo de preparo
1. Derreta o chocolate branco.
2. Junte o cream cheese e misture vigorosamente com um fouet até obter uma mistura lisa.
3. Agregue o suco de limão, misture, e por último os biscoitos esfarelados.
4. Se o dia estiver quente e a cobertura mole, leva à geladeira por 5-10 minutos para firmar.
5. Confeitei com o bico perlê 1A. Coloque umas raspinhas de limão.

domingo, 23 de outubro de 2011

Festa Madagascar

Mesa de doces

Brigadeiro de gianduia

Cheesecake feito pela Lilian
  

Mini cupcakes de baunilha com gotas de chocolate
e ganache de chocolate
Panna cota de chocolate com laranja feita
pela Lilian

Mini cupcakes de maracujá
com ganache de chocolate branco


Biscoitos de chocolate no palito com
desenho de girafa

Bicoitos de baunilha no palito 
com desenho de zebra



Ontem tive a oportunidade de participar da organização da festa de 2 anos do Paulo. Foi uma experiência interessante e divertida. Durante algumas semanas dei muitos palpites nas idéias que a Lilian inventava, e aos poucos a festa foi se materializando. Fiz mini cupcakes de baunilha com gotas de chocolate, de maracujá, e as plaquinhas com os nomes dos docinhos. Aproveitei o curso de biscoitos decorados e mandei ver nas lembrancinhas da festa: biscoitos de chocolate e de baunilha. Foi uma trabalheira durante 3 dias e meio, mas depois de ver tudo arrumado, ficou tão lindinho... E no final, todos ficaram felizes, inclusive o aniversariante!

sábado, 15 de outubro de 2011

Biscoitos decorados - primeiro teste






Sábado chuvoso, dia de preguiça... Ontem pela manhã fiz uma receita de biscoito de chocolate. Não ficou exatamente como os biscoitos do curso, e ainda não descobri o que aconteceu. Mas não perdi a oportunidade de testar o glacê. Aproveitei que minha mãe e irmã estão aqui e coloquei elas na roda. Só preciso aumentar minhas opções de cortador, pois os que tenho disponíveis são infantis e de casamento! Para esse tipo de biscoito vale a pena fazer o tamanho grande, pois os pequenininhos são muito trabalhosos para decorar.

O que acharam? Estou melhorando... :)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Bicoitos decorados


Terça-feira fiz o curso de biscoitos decorados com a Paula Cinini, da The cookie shop. Foi muuuuito legal! A massa tem um sabor amanteigado, como aqueles biscoitos importados que compramos e vem naquelas latas. Tem uma boa durabilidade e é simples de fazer. Para quem gosta de decoração, cores, texturas, criar... Foi um prato cheio. As horas passaram e nem percebi. Precisei me dar um desconto, pois foi a primeira vez que lidei com glacê real, ponto médio, ponto fluido, bicos e etc. Mas o resultado final não ficou tão ruim assim. O que acharam?

sábado, 8 de outubro de 2011

Mini cupcakes no Dia das crianças

Mini cupcakes de chocolate
com brigadeiro de menta e brigadeiro de chocolate


Hoje levei mini cupcakes em comemoração do Dia das Crianças à Vila Acalanto. É um abrigo que acolhe crianças e adolescentes vítimas de violência, abandono e negligência. A entidade não conta com nenhum recurso público, e para manter suas necessidades depende exclusivamente de doações. Além disso realiza pequenos eventos (bazares, bingo, eventos sociais) para complementar sua receita. Para quem quiser conhecer o local, visitar, levar doações, entrem nesse link: http://www.acalanto.org.br/novo/index.php.

As crianças adoraram e se lambuzaram - literalmente!

sábado, 1 de outubro de 2011

Mini cupcakes de maracujá



Estou atrasada com minhas receitas! Essa aqui já devia ter sido postada há tanto tempo... Mas antes tarde do que nunca, não é? A massa leva suco de maracujá natural, e a ganache de chocolate branco dá o toque final. Costumo colocar um pouco do suco de maracujá em cima da ganache, embora esse da foto não tenha. Peguei a receita daqui.


Mini cupcake de maracujá
Rendimento: 16 minis
Ingredientes
47g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
90g de açúcar
1 ovo
150g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
1/4 de xícara de suco de maracujá (somente a polpa batida, sem água)

Modo de preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180o. Arrume as forminhas de papel na assadeira de cupcake.
2. Peneire a farinha e o fermento. Reserve.
3. Bata a manteiga e o açúcar até ficar fofo (+-2 min).
4. Acrescente o ovo, e bata até misturar tudo.
5. Junte o suco de maracujá alternando com a farinha. Não bata demais, somente o suficiente para misturar.
6. Preencha 2/3 das forminhas e leve para assar por 18 minutos ou faça o teste do palito.
7. Retire do forno e transfira para uma grade de resfriamento.


Ganache de chocolate branco
Ingredientes
A proporção é 3 para 1, ou seja: 3 partes de chocolate para 1 de creme de leite. Se o dia estiver muito quente, diminua um pouco a quantidade de creme de leite.

Modo de preparo
1. Pique o chocolate e leve para derreter no microondas. Enquanto isso esquente o creme de leite (quando começar a formar bolhas na borda da panela já está bom).
2. Misture o creme de leite no chocolate até misturar tudo e não ficar nenhum pedacinho de chocolate. Deixe esfriar um pouco e leve para o congelador por mais ou menos 15 minutos. Quando começar a endurecer as bordas, pode tirar.
3. Misture até começar a endurecer. Deixe o saco de confeitar e o bico prontos, e use imediatamente, para não ficar muito dura.
4. Como falei mais em cima, você pode colocar um pouquinho do suco de maracujá por cima. Dá um sabor azedinho extra. ;)