quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Biscoitinhos de limão



Já estamos em fevereiro, num calor de derreter até nossos pensamentos, sol de rachar a cuca e dias lindos sem uma nuvem no céu. Verão é época de tomar limonada gelada, comer melão recém-tirado da geladeira (tão refrescante), picolé e sorvete à vontade, ficar boiando na piscina (ou no mar para os mais sortudos), sair do banho e nem secar o cabelo... Qualquer coisa que ajude a aliviar os dias quentes tá valendo. 

Estava em busca de novas receitas para fazer biscoitos, e encontrei essa da Martha. Simples de fazer, rápida e não faz muita sujeira. A massa fica bem azedinha, sendo equilibrada pelo açúcar ao redor do biscoito. Quem quiser a receita original, está aqui.

Biscoitinhos de limão
Rendimento: 46 unidades

Ingredientes
3/4 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar de confeiteiro (impalpável)
raspas de 3 limões
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de chá de baunilha
300g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de amido de milho
1 pitada de sal

Modo de preparo
1. Numa tigela misture a farinha, amido de milho e sal. Misture com o fouet e reserve. 
2. Coloque a manteiga e 1/3 do açúcar na batedeira e bata na velocidade média com o batedor de arame até ficar fofo (mais ou menos 2 minutos). Adicione as raspas de limão, o suco e a baunilha, e bata até ficar homogêneo.
3. Adicione os ingredientes secos e bata em velocidade baixa somente para misturar.
4. Divida a massa em 2 partes. Coloque a massa em cima de um pedaço de papel manteiga, e aos poucos forme um rolo de mais ou menos 20cm de comprimento. No vídeo da Martha ela mostra como fazer. Leve para a geladeira por no mínimo 1 hora. 
5. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre 2 assadeiras com papel manteiga. Corte a massa em rodelas, arrume na assadeira com distância de 2 cm e leve para assar por 15 minutos ou até começar a dourar. Transfira para uma grade e deixe esfriar por 10 minutos.
6. Enquanto os biscoitos estão mornos, envolva-os no açúcar restante - coloque o açúcar dentro de um saco e sacuda um pouco.