quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cupcakes de baunilha com ganache de chocolate



Continuo buscando uma receita de cupcake de baunilha que seja fofa, gostosa, e não solte da forminha. Os mini cupcakes tem um sério problema de se desgrudarem da forminha, seja devido à quantidade de massa na forminha, à quantidade de manteiga na massa, ou ao tempo que ficam dentro da assadeira depois de tirados do forno (pode umedecer a forminha, e com isso elas se soltam).

Usar óleo no lugar da manteiga resolve o problema de forma bem fácil, mas não gosto tanto da textura. É aquele dilema, principalmente porque o óleo é mais saudável que a manteiga.  Pensei em utilizar bicarbonato de sódio que deixa a massa mais fofinha, mas não tinha colocado essa teoria em prática. Encontrei uma receita que usa óleo e manteiga, e acrescentei o bicarbonato por minha conta. A receita original está aqui. A massa ficou com uma consistência diferente das outras, e fofinha. Agora já posso utilizá-la com gotas de chocolate e o que mais a imaginação deixar...

Mini cupcakes de baunilha 
Rendimento: 48 minis e 3 grandes (sobrou massa e aproveitei na forma grande)

Ingredientes
2 colheres de sopa  (20g) de óleo de girassol, canola ou milho
2 colheres de sopa (30g)  de manteiga sem sal
3 ovos
1 xícara de leite
1 e 1/2 xícara (270g) de açúcar
2 colheres de sopa de extrato de baunilha
2 e 1/2 xícara (375g) de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sobremesa de fermento

Modo de preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare as forminhas. Misture a farinha, bicarbonato e fermento. Reserve. Tenho utilizado o fermento da Dr. Oetker que é ativado com calor. Pra mim tem sido ótimo, principalmente quando a receita rende mais (como foi o caso) e a massa precisa esperar para ser assada.
2. Na tigela da batedeira misture a manteiga e o óleo. Bata em velocidade baixa, acrescente um ovo por vez batendo por 30 segundos após cada adição.
3. Junte o açúcar e bata em velocidade média por 1 minuto. Acrescente a baunilha e bata por 30 segundos.
4. Adicione o leite alternando com a farinha. Bata até misturar tudo.
5. Encha 2/3 das forminhas e leve para assar na grade do meio do forno. Asse por 15 minutos ou até que os cupcakes estejam formes ao toque. Se quiser, faça o teste do palito.
6. Retire do forno e transfira para uma grade de resfriamento.

Para cobrir usei uma ganache de chocolate. Para calcular a quantidade, é só lembrar da proporção 1 parte de creme de leite para 2 partes de chocolate (usei meio amargo).  Usei 150g de creme de leite e 300g de chocolate.

Se o chocolate for branco, a proporção é de 1 parte de creme de leite para 3 de chocolate, pois ele não tem sólidos de cacau e é mais mole.

Modo de preparo
1. Derreta o chocolate no microondas, retire e mexa bem até o chocolate estar bem fluido. Adicione o creme de leite e misture vigorosamente até homogeneizar.
2. Aqui você pode deixar a ganache no mármore até esfriar; pode levar à geladeira e mexer a cada 10 minutos, ou deixá-la esfriar em temperatura ambiente (é o que tenho feito). Ela vai endurecer de fora pra dentro. Mexa de tempos em tempos para ficar homogênea.
3. Coloque no saco de confeitar, e decore como quiser. 


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cupcakes de chocolate diet



Há algum tempo atrás encontrei uma receita de cupcakes de chocolate diet que deu certo, para quem não lembra está aqui. Aproveitei-a para fazer cakepops no final do ano, mas não tinha acertado uma cobertura que ficasse gostosa, pois a ganache diet que tentei fazer ficou meio esquisitinha. Dessa vez resolvi fazer um chantily com creme de leite fresco para a cobertura e recheei com uma geléia de framboesa diet. Comemos no final de semana com a família do meu marido, e todos aprovaram!

Cupcakes de chocolate diet
Rendimento: 14 unidades

Ingredientes
200 gramas de manteiga
3 ovos
1/2 xícara (40g) de cacau em pó (chocolate em pó tem açúcar)
1 e 1/2 xícara (42g) de adoçante culinário
2 xicaras (300g) de farinha de trigo
1 xícara de leite
1/2 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Geléia diet para rechear


Modo de preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180 graus e prepare as forminhas de papel na assadeira.
2. Bata a manteiga, os ovos, o cacau e o adoçante até formar um creme fofo (mais ou menos 2 minutos).
3. Acrescente a farinha misturada com o bicarbonato e alterne com o leite. Adicione o fermento.
4. Preencha 2/3 das forminhas e leve para assar por 20 minutos ou até o palito sair limpo.
5. Retire do forno e transfira para a grade de resfriamento.
6. Remova o miolo dos cupcakes com uma faca e separe uma tampa para fechar o buraco depois. Acrescente uma colher de chá (ou quanto preferir) da geléia, e depois tampe o buraco com o pedaço de bolo separado anteriormente.

Corte um círculo com uma faca e retire o miolo

Recheie com a geléia

Já tampados esperando a cobertura

Para a cobertura: metade do frasco de creme de leite fresco gelado (deixe 20 minutos no congelador antes de usar). Bata por uns 4 minutos, é importante checar o tempo todo para o creme não virar manteiga! Depois coloque no saco de confeitar e cubra os cupcakes.

Não coloquei adoçante no chantily, e enfeitei com um morango cortado bem pequeno para dar um charme.

Esse era o meu!


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Fudges: novos sabores

Sempre falo dos fudges, mas nunca falei o que são fudges. Essa semana com o Dia dos Pais chegando, algumas entregas de fudges feitas para os papais, e 2 novos sabores na área, faço uma breve explicação. Mas garanto que provar é muuuuito melhor!

Fudges são docinhos deliciosos, feitos à base de leite condensado caramelado e chocolate meio amargo. São cortados em quadrados e embalados individualmente, na medida certa para um momento cheio de sabor. É uma opção simples e gostosa para lembrancinhas de maternidade, chá de bebê, festas de aniversário...
Embalagem para o Dia dos Pais
Caixa com 12 unidades

Castanha do Pará

Nozes e damasco

Amendoim e caramelo

Menta


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Embalagens saídas do forno!

Pessoal, aí vai uma novidade: embalagens personalizadas para fudges! Estão disponíveis em 2 tamanhos: 5 x 5 cm e 6,5 x 6,5 cm, que acomodam 1 ou 2 fudges, respectivamente. Perfeita para lembrancinhas de chá de bebê, maternidade, aniversário, casamento, eventos empresariais... É só escolher o tema, ocasião e quantidade, que elas estarão prontinhas e recheadas para você.

Essa é a nova parceria da Upcake com a Design5, que com certeza renderá muitos frutos de agora em diante!

Bebê menino

Bebê menino

Menina

Menina

Adulto

Adulto