quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cookies integrais com gotas de chocolate



Estou numa fase de dar mais atenção ao que como, na qualidade e origem dos alimentos. Comecei a reduzir a quantidade de produtos industrializados que vão para meu carrinho de compras, e resolvi fazer eu mesma. Não tudo, lógico. Mas por que não fazer doces, que são minha paixão, dentro de casa? Pelo menos assim eu sei que eles não levam conservantes, acidulantes, e tudo que termine com "ante". Ficam fresquinhos, e já que vou comer mesmo, que seja algo que conheço a origem. Continuando minha nova onda de cookies, encontrei essa receita aqui, e ela tem tudo a ver comigo. Pelo simples fato de usar farinha de trigo integral. Nos locais que olhei, a maioria dos cookies usa o açúcar mascavo, que já foi um ponto positivo. Unir o açúcar mascavo com a farinha integral? Ponto pra mim!

Vamos à receita

Cookies integrais com gotas de chocolate
Rendimento: 35 unidades

Ingredientes
219g de farinha de trigo integral
1 e 1/2 colher de chá de fermento
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
94g de manteiga sem sal gelada
80g de açúcar mascavo
100g de açúcar orgânico
1 ovo
1 colher de chá de baunilha
112 g de gotas de chocolate

Modo de preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180o. Forre a assadeira de beiradas baixas com papel manteiga.  Peneire os ingredientes secos e reserve.
2. Coloque a manteiga - como ela está gelada, corte em pedacinhos ou cubinhos para misturar melhor -, o açúcar mascavo e o orgânico na batedeira. Com o batedor de folha bata em velocidade baixa até combinar os ingredientes (2 min). A velocidade será sempre baixa.
3. Acrescente o ovo e bata até misturar. Adicione a baunilha, misture e desligue a batedeira.
4. Acrescente os ingredientes secos de uma vez, e bata por 30 segundos. Junte o chocolate e misture à mão, para não bater demais.
5. Coloque porções de 1 colher de sobremesa de massa nas assadeiras, deixando um espaço de 5 cm entre as porções. Asse por 15 minutos, ou até que estejam dourados. Essa massa não escorre como a outra, então dá pra colocar a colher cheia de massa, e acho que dá inclusive para fazer bolinhas com as mãos. Aí seu cookie ficará bem redondinho. Tive um pequeno problema nessa hora, pois como separei pequenas porções da massa com medo de escorrer, acabei usando 4 assadeiras: 1 grande, 2 médias e 1 pequena; e tive que colocar na grade de baixo do forno pois não dava pra esperar assar devido ao fermento.
6. Transfira para uma grade e deixe esfriar.

2 comentários:

  1. Adorei a idéia!!!! Vou testar a receita aqui em casa! Bjos!

    PS: Já já respondo aquela perguntinha!

    ResponderExcluir
  2. Depois me conta o nível de aprovação! Quando eu testo alguma receita, distribuo (senão como tudo, ou quase tudo), e quem provou aprovou. Acho que quando sabemos que é algo mais saudável, já comemos pensando diferente né?

    ResponderExcluir